VOLTAR
31.10 - ZERO HORA

Jornal Zero Hora

Shell compra Latina

Uma das maiores companhias do mundo, a anglo-holandesa Shell comprou a distribuidora de combustíveis Latina, com forte atuação na Região Sul, encerrando um assédio que se prolongava desde o ano passado. A justificativa do negócio, cujo valor não foi revelado, é o objetivo da Shell de avançar no Sul, onde a Latina, com sede na Capital, tem rede de 228 postos nos três Estados, além de bases de distribuição em Canoas, Ijuí, Rio Grande, Biguaçu e Itajaí, em Santa Catarina, e Araucária, no Paraná.

Embora procuradas, as duas empresas optam pelo silêncio sobre o negócio que, para ser aprovado, precisa de avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), onde o processo ainda não começou a tramitar. Primeiro, deve ser publicado no Diário Oficial da União. A Shell não comenta porque está em período de silêncio diante da emissão de debêntures, enquanto a Latina não retornou pedidos para falar sobre a venda.

Mas tanto funcionários da Latina quanto proprietários de postos de combustíveis já foram informados sobre a mudança, esperada há um bom tempo pelo mercado. Alguns donos de postos começaram a receber dados sobre a venda ontem, mas funcionários foram avisados já na terça-feira quando também ficou claro que o processo de troca de bandeira ainda vai demorar alguns meses.